16 de nov. de 2010

Esse eh doido!

Venta forte e, em dias de calor e céu claro, o sol é inclemente no terraço da cobertura de um prédio de 26 andares, nas cercanias da Avenida Doutor Arnaldo. Mas o panorama que se avista lá de cima compensa tudo. À esquerda, enxerga-se o amontoado de prédios do centro, à frente, os bairros da zona sul e oeste, e, à direita, o Pico do Jaraguá.
O apartamento pertence a um casal de arquitetos que investiu particularmente no terraço de 85 m². Em parte da área eles construíram um aquário para abrigar o home theater, e mais uma suíte. O resto foi completado com o paisagismo, feito por João Fausto Maule, parceiro do casal nos projetos de arquitetura.
"Foi um trabalho desafiador por se tratar de um lugar inóspito, onde o vento e o sol são muito fortes", diz Fausto, que também é ator (atualmente está na novela Corações Partidos, do SBT, no papel do advogado Roberto). O espaço ficou reduzido a 40 m², já que um spa com deck toma a parte central do terraço.

"Tive de trabalhar com as beiradas", conta o paisagista. Para driblar o efeito do sol intenso, Fausto escolheu espécies rústicas e resistentes e construiu um pergolado de madeira, onde começa a se apoiar uma primavera, recentemente plantada na jardineira posicionada próximo a um degrau.

No fundo do spa, em uma floreira com 90 cm de profundidade, Fausto criou o destaque desse projeto: um painel com três grandes iucas, sob as quais foram plantadas moreias que dão pequenas flores brancas o ano todo. Ao pé delas, tomilho-limão. Ainda contornando o spa, em outra jardineira, plantas ornamentais (pleomele, moreia, aspargo- pendente, thumbergia arbustiva e bromélia-fire) dividem espaço com temperos ( manjericão, bálsamo, melissa, hortelã e losna).
Na varanda aberta para o skyline da cidade, Fausto trabalhou com vasos de concreto aramado - "os de argila iam dilatar sob o sol" - e usou seixo rolado e pequenos decks para o piso. Embora estreito, o espaço permitiu que o paisagista exercitasse conceitos de volumetria, cores e texturas. "Trabalhei os planos com pitangueira, pândanus, aspargo-racemosus, levante (da família da hortelã) e epidendro, uma espécie de orquídea terrestre que dá flores amarelas e alaranjadas."

                                                                                                                                                                                        Adiante estão a begônia, a dracena marginata, suculentas, mais bromélias-fire e aspargo rabo-de-gato. Ao fundo, uma torre de ripsalis, crassula, mais epidendros, pleomele e azaleia branca. Escondido do vento, um vaso de pacová com suas largas folhas verde-escuras. E, para completar a obra, um tapete de dinheiro-em-penca. "Esse ainda é um jardim bebê. Quando crescer, estará à altura da paisagem", afirma Fausto.

fontes:Estadao

0 cOmenTÁRIOS. Seja sem vergonha e comente!:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Não poste SPAM e nem propagandas, caso queira fazer alguma critica que seja construtiva.